terça-feira, 2 de junho de 2009

Viva São João!"


Por Sérgio Sales


É durante o mês de junho que milhões de pessoas se divertem com as festas de São João. Algumas delas são simples, comemoradas em arraiais formados por bairros ou escolas, quem nunca dançou quadrilha na escola? Outras são maiores, chegando a mobilizar cidades inteiras e reunir mais de 1 milhão de visitantes.Pequenas ou grandiosas, em todas, a fórmula é única: muito forró, quadrilhas, brincadeiras e muita comida típica de fazer qualquer um babar.

Nesse período essa festa no nordeste chega a ser tão grande quanto o Carnaval, atraindo milhares de pessoas. Com todo esse crescimento, muitas tradições tiveram que ser adaptadas. O vestuário das quadrilhas, por exemplo, ficou mais brilhante e luxuoso, além de alguns adereços bem maiores e menos “simples”, justamente para chamarem a atenção sob a luz dos holofotes. As quadrilhas ficaram mais numerosas e com novas versões: a gaydrilha, só com homens, e a sapadrilha, composta só com mulheres, as quadrilhas gospel, e etc. Mas não se preocupe, os organizadores garantem que a festa não perdeu sua identidade, muito pelo contrário, elas continuam gratuitas e, a cada ano, o número de pessoas que participam do festejo é cada fez maior.

A origem da Festa de São João

É verdade que os nordestinos é que fazem o melhor São João, mas não pense que foram eles os inventores dessa comemoração. Só para se ter idéia, os festejos juninos têm início no Egito antigo. E quando a região passou ao domínio romano esses costumes chegaram a Europa, principalmente Espanha e Portugal onde durante o solstício de verão - dia mais curto com noite mais longa do ano – era comemorado o início da colheita, pois o mês de junho no hemisfério norte é o fim da primavera e inicio do verão. Muito tempo depois com o domínio português no Brasil, essas tradições chegaram aqui nas terras brasileiras. Mas antes, os índios já realizavam rituais também relacionados à agricultura, que aconteciam no mesmo período, para que a colheita fosse boa. Dessa mistura das comemorações dos índios com a dos jesuítas portugueses, as festas juninas foram ganhando forma e incorporando o famoso jeitinho brasileiro. As quadrilhas foram incorporadas dos salões de danças franceses, que ao serem adaptados pelos mais pobres, acabaram adotando características mais rústicas, o chamado “jeito matuto”.

Nessas festas eram oferecidas comidas, bebidas e animais ao deus Juno, da fertilidade, além da fogueira, para espantar os maus espíritos e as danças características da época, consideradas festas pagãs. Com a difusão do catolicismo, os festejos se transformaram e acabaram homenageando os santos que nasceram no mesmo período da antiga festa. Como no caso de São João, São Pedro e Santo Antonio.

Mas em nenhum outro lugar os festejos são tão grandes quanto em Campina Grande, na Paraíba, e em Caruaru de Pernambuco: uma promete ter "O maior São João do Mundo", a outra garante que faz "o melhor São João do Brasil". É uma verdadeira guerra, onde as quadrilhas disputam ponto a ponto, para ver quem ganha o concurso. Roupas luxuosas, movimentos milímetricamente coreografados, casamentos matutos, dignos de peças de teatro, existe aí um alto nível de profissionalismo e competição dignos ate dos grandes desfiles das escolas de samba do rio de Janeiro. Uma coisa é certa: é difícil escolher entre a maior e a melhor, mas o que interessa é que em ambas a animação está garantida.

Para quem quer mesmo conhecer o forró tradicional, São Luis do Maranhão é a opção. Lá, a festa é movida a instrumentos antigos como a matraca e o pandeirão. A festa fica por conta da tradição folclórica como o bumba-meu-boi e o tambor de crioula. E em fortaleza acontece o que já é considerado o maior São João de capital, o Vila São João.

Bom, agora que a gente já conhece um pouco mais da festa de São João, é só escolher a sua festa, vestir a fantasia de matuto e cair na folia...

Confira alguns serviços:

· Em Juazeiro do Norte o VI Juaforró, sob o slogan a maior festa junina do Ceará. Tem inicio no dia 14 de junho e termino no dia 24 de junho no Parque de Eventos Padre Cícero numa promoção da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Juazeiro do Norte.
· Em Fortaleza teremos a terceira edição do Vila São João que será realizada de 4 de junho a 12 de julho. O evento vai além de programação em casas de show e bares da cidade e acontece em alguns bairros da cidade, como Parque Araxá, Conjunto Ceará, Messejana e Joaquim Távora.

Um comentário:

  1. A matéria está interessante, pois une o histórico a o atual além de informar os locais dos festejos.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Agenda de Novembro

  • Pirata Bar
    Domingo, 01 de Novembro
    Fortaleza - CE

    A segunda feira mais animada do mundo

    Atrações
    Banda do Pirata

    Local
    Praia de Iracema

  • Chapas Clube
    Terça, 03 de Novembro
    Caucaia - CE

    Atrações
    Forró Bota pra Moer e Thiaguinho & Mala Mansa

    Contato
    85-3342.0723

  • Forrobodó
    Quarta, 04 de Novembro
    Fortaleza - CE

    Atrações
    Toda Quarta-Feira na sua TV Diário - Canal 22 - A partir das 20:05hs.

    Apresentação: Felipão

  • Curral do Boi
    Quinta, 05 de Novembro
    Fortaleza - CE

    Atrações
    Forró Real, Caviar com Rapadura e Forró Massa

    Endereço:
    Av. Pontes Vieira, 2340 Dionísio Torres

  • Forró no Sítio
    Sábado, 07 de Novembro
    Fortaleza - CE

    Atrações
    Forró dos Plays e Forró do Bom

  • Levanta Poeira
    Domingo, 08 de Novembro
    Fortaleza - CE

    Atrações
    Todo Domingo na sua TV Diário - Canal 22 - A partir das 15:00hs.

    Apresentação: Karine Mitre

  • Mêidu Mato
    Sábado, 14 de Novembro
    Maranguape - CE

    Atrações
    Solteirões do Forró, Desejo de Menina, Forró Diferente e Pepê Jr

  • Sítio Kangalha
    Domingo, 22 de Novembro
    Russas - CE

    Atrações
    Garota Safada, Forró Forrado e Forró A2


**Toda Quarta-Feira na TV Diário a partir das 19:40hs
Programa Forrobodó
Apresentação: Tony Nunes

**Todo Domingo na TV Diário a partir das 15h
Programa Levanta Poeira
Apresentação: Karine Mitre



****Fonte: http://www.siriguella.com.br/v6/noticias.asp?acao=filtrar&noticia_id=17

***Fonte: http://www.sacudido.com.br/agenda/

**Fonte: http://www.forrozeiros.com.br/index.php?sess=agenda


*Fonte:http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/883587.html


PROMOÇÃO ENCERRADA, EM BREVE DIVULGAREMOS O NOME DO VENCEDOR.

Responda a nossa pergunta e concorra a um cd do Forró do Muído. Promoção: Por que eu curto o Muído?

Para concorrer basta responder a nossa perguntar e enviar sua resposta para o nosso e-mail: nacao-forrozeira@bol.com.br

Pergunta: Por que eu curto o Muído?

Obs.: Enviar endereço completo para envio do prêmio.
Os colaboradores/moderadores do blog não podem participar desta promoção.

A melhor resposta leva 1 cd do Forró do Muído.

As respostas podem ser enviadas até às 23h59 do dia 30 de junho.

O resultado será divulgado no blog.